Nacional, internacional. etc

Qual a melhor forma de usar minhas Milhas ?

Os textos das promoções invariavelmente possuem a palavra "a partir". Mas qual o problema ? A maioria das demais promoções também possui esse texto. Sim, mas vejamos, o que isso significa. Em uma indústria que leva você de um lugar a outro quanto menor a distância percorrida, menor o custo, e consequentemente menor o valor final. Assim, se você mora no Rio de Janeiro ou São Paulo (maioria das pessoas), sair de Manaus para Miami, ou de Recife para Madrid, pode nao ser a melhor opção, nem a mais das recomendadas coisas a fazer para pagar um preçco barato. 

A maioria das companhias aéreas, quando incluem o trecho para você chegar até o ponto de partida do bilhete barato, mostram valores que são bem mais perto dos que você está acotumado a ver normalmente, e o preço mágico, comçca a desbotar. Protanto atençcao com o pornto de partida das super promoções.

Após falar sobre o ponto anterior, a primeira coisa que vem a cabeça é: A passagem direta é mais barata que a passagem com escala ? Quantas escalas essa passagem barata vai fazer ?

Esse é outro ponto muito polêmico. A Existem situações em que a passagem com escala a um destino que poderia ser direto, possui ótimos preços. Esse é um bom negócio ? Aqui é preciso analisar com calma e verificar em que tipo de viajante você se encaixa. Normalmente os preços destes sites são mostrados sem as taxas de embarque, e por um motivo muito simples: A cada vez que o avião pousa ou sai de um aeroporto, é cobrada uma taxa (que já foi barata no passado), e depende do pais e do aeroporto. Então, sim às vezes uma passagem com escala está mais barata que uma passagem direta, porque a companhia aérea precisa encher o voo do meio do caminho, mas ela não poderá fugir de cobrar e repassar as taxas dos aeroportos. E veja que é cobrada se pousa ou levanta, o que em apenas uma escala, já inclui mais duas taxas de aeroporto. Ai, você começca a contar quantas escalas e a acumular os valores, e o preço que era sensacional, começa a derreter na sua frente.

O problema das escalas é na verdade ainda um pouco mais complexo. Ao tentar baratear a passagem com várias escalas, normalmente você começca a barganhar com seu tempo disponível, e essa pode nao ser uma boa estratégia para obter uma economia. Vejamos um exemplo: Uma viagem Rio x Miami normalmente leva 9 horas (um pouco mais, um pouco menos). Os melhores voos saem a noite do Rio e chegam pela manhã nos EUA, permitindo um aproveitamente bom do dia da chegada. Assim numa viagem saindo numa sexta e voltando no sábado seguinte (que obedece horário similar), você poderia sair na sexta, chegar no sábado e aproveitar 8 dias (o sábado da volta inclusive, pois o voo sai a noite e chager cedo no domingo, tendo aind este dia para arrumar suas coisas e seus compromissos na volta. É um bom aproveitamento.

Mas ... muitas das viagens oferecem voos com escalas de até 28 horas ou mais. Essa espera no aeroporto, muitas vezes é encarada como uma possibilidade de conhecer um destino diferente. Mas a maioria dos aeroportos, fica distante da cidade, muitas vezes, o transporte é ruim, lento e caro; o que pode tornar sua escapada em um grande stress e uma brincadeira que pode causar ainda maior estrago, no seu orçamento e no seu cronograma. Vamos pensar que tudo deu certo, e apenas colocar as horas em sequencia.

Normalmente os aeroportos tem movimento menor durante a madrugada por vários motivos, então estes voos com escalas não costumam sair a noite, ou se saem perto da noite, exigem um descanso. Esse "descanso" é por sua conta, e se a passagem era pra ser barata, ir de taxi do aeroporto pro hotel, depois de volta e a tarifa do hotel, podem não ser a maneira mais economica de fazer a viagem. Vamos comprarar com um voo que saia de manhã e que o seu tempo de espera possa ser feito dentro do aeroporto. VEja que no exemplo a situaçcao já fica complexa. Num voo saindo na sexta feira a noite, você poderia trabalhar e ir para o aeroporto. Normalmente num voo diurno, ou você pede mais um dia de férias ou so pode ir no sábado. Vamos considerar a saída no sábado. 

Façamos uma conta razoavel de um voo que saia de tarde, logo apos o almoço. A chegada (após uma saída) na sábado 1 da tarde, seria por volta do final da tarde do dia seguinte, o domingo (em nosso exemplo a fuso horário ainda atrapalha pouco, mas em outros destinos, o fuso pode tornar a chegada ainda mais complicada. No final o fuso que vai, vem, e tirando o desgaste físico de se adaptar a diferença do fuso, vamos desconsiderá-la). Chegando consado no final do domingo, você aproveitaria a partir de segunda feira. Agora restaram 5 dias para aproveitar, pois o mesmo processo da volta se aplicaria co o retorno no sábado, chegando tarde no domingo e tendo que trabalhar no dia segunte.

Claramente tirando a diferençca do desgaste, fica clara que sua viagem por dia ficou menos "barata". Ainda que você possa "economizar" no hotel também, você terá menos tempo para aproveitar o preço mais caro que é a passagem.

Esse foi apenas um exemplo de uma viagem simples. Eu, na pratica, já vi promocoes para a África do Sul, que eram de uma semana, com parada dupla, indo pela Inglaterra(subia tudo pra depois voltar). Os voos eram de 30 e poucas horas. A viagem levava 3 dias pra ir, 3 pra voltar e 3 que você ficava na África do Sul. Sem dúvida alguma que deve ter coisa melhor que isso se a gente procurar direitinho.

Um outro ponto muito facimente encontrado é que estes sites que aladeam os preçcos mágicos, oferecem as passagen em 12 x sem juros. Essa na minha opinião é a pior de todas as estórias. A maioria das empresas aereas, quando oferecem algum tipo de financiamento, ficam com valores de 5 a 6 parcelas sem juros, então você oider financiar em 12 sem juros, é um grande benefício. Até seria, o problema, é que ao fechar o valor da passagem, na última tela do site, existe uns campos que são os de Taxas (tarifas de aeroporto) e outras de encargos (que sim, normalmente são juros, ou IOF cobrado). Portanto é muito importante atentar para estes detalhes antes de analisar se aquela super promoção realmente compensa.

Normalmente estes sites que anunciam as super promoçcões são associados das companhias aéreas e recebem para divulgar as promoçcões e por quantidade de vezes que são acessados. Até aí, não vejo problemas, o problema é que muiotas vezes o site procura distorcer as informaçcões de maneira que se mostrem mais interessantes do que na verdade são.

Apenas para ilustrar, uma vez escrevi um comentário sobre uma promoçcão que como a do exemplo da Africa do Sul, oferecia 3 dias de ida e 3 dias de volta (era uma promocção de milhas) , e destquei que essa tem sido uma oferta corriqueira demilhas, que se desvirtuou de como era no passado. Hoje a maioria das passagens com milhas são trechos que as companhias aéreas tem dificuldade de vender, como multiplas paradas ou saídas de destinos com menor procura, e para minha surpresa, fui confrontado com pessoas que diziam que adoravam este tipo de viagem, que gostavam mesmo era do cheirinho do avião e tal. Por mais que entenda que cada pessoa tem sua idéia sobre o que é diversão, custo a crer que tais respostas sejam verdadeiramente de usuários e nao de pessoas que fazem parte dos sites e de seus acordos com as companhias aéreas e que meu comentário foi contra o que eles querem negociar. Afinal se o que se gosta é de ficar sentado em um avião e sentir o cheirinho do mesmo, existem outras formas de ter experência semelhantes bem mais baratas.