Por questões de facilidade vamos dividir o post em 3 partes. Uma de Palma De Mallorca, outro de Menorca e um último de Ibiza.

A região do Mediterrâneo possui águas muito claras e um mar muito bonito, e foi exatamente isso que encontramos.

Portanto, procure se organizar e reservar os restaurantes que te interessam, eu sei que é meio chato, você de manhã, já acertar uma hora pra jantar a noite, por exemplo, mas acredite, as vezes, você acabar jantando apenas com o serviço de quarto do hotel, ou esperando muito pra conseguir sentar o que pode te deixar cansado pro dia seguinte.

As ilhas baleares se localizam no Mediterraneo e são o equivalente da Espanha a Sardenha (Itália) e Corsega (França). 

Antes de começarmos falemos um pouco de um costume que irá impactar: os restaurantes das três ilhas possuem um costume de se fazer reservas. Mesmo que você chegue e veja o restaurante vazio, sem reserva, a chance de você conseguir sentar é pequena. 

E visitamos as Ilhas Baleares II - Menorca

Principalmente se a ilha estiver cheia, reserve.

Menorca, é uma ilha pequena, que se atravessa a parte mais larga em 45 minutos de carro. Isso não diminui a beleza da ilha. 

Existem basicamente 3 pontos que se podem ficar na ilha. Es Castell, que é como uma vila de pescadores, pequena, sem muita infra estrutura, mas com uma vida noturna intensa. Fica numa extremidade da ilha e é perto do aeroporto;

Maho, que é o porto e a Marina e que fica ainda mais perto do aeroporto. É um lugar com um certo movimento e lugares bonitos e muitos restaurantes e movimento por conta da marina;

O restaurante Marivent, fica nessa área e tem como filosofia uma cozinha simples com frutos do mar, ainda que o restaurante tenha uma atmosfera sofisticada.

Ciutadella, que fica na outra extremidade da ilha. Possui mais características de grande centro e como o nome propõe, é onde fica a parte velha da ilha, com uma área fortificada e 

alguns monumentos como catedrais e bastante comércio.

O restaurante Moli de Comte tem uma atmosfera muito interessante,

te transportando no tempo a uma velha área medieval. Vale conferir.

Você pode ficar em qualquer um desses três lugares que são os que possuem mais movimento. Mas as praias que eu mais gostei ficam perto da Ciutadelle que é mais distante do aeroporto.

Em Menorca, os hoteis são mais simples, principalmente em Es Castell, mas é ali que fica um dos mais interessantes, o Barcelo Hamilton. 

Você se assusta com certeza ao chegar em Es Castell, se tiver reservado o Barcelo Hamilton, porque você não vê aonde pode estar um hotel como o que você viu nas fotos, mas ele estará la, e é bem bonito. 

Explico as ruas são pequenas e um pouco sujas, com casas mal conservadas e mal acabadas, parecendo uma cidade velha mal cuidada. Assusta. Quando você acha que foi parar mal nas suas férias, você encontra o hotel, bonito e até luxuoso se comparado com as demais contruções (ainda que as varandas deixem claro que houve uma reforma ambiciosa).

Ainda assim, prepare-se para alguns contra tempos no hotel. Pois é, ambicioso é um bom adjetivo pro hotel, mas outros também se aplicam. Paguei por um quarto caro com vista, e me deram um vista, mas sem varanda, quero deixar claro que a maioria dos quartos tem varanda, e como eles controlam o preço podem dizer que comprei qualquer um, mas não creio que tenha sido o caso. 

Depois os servicos sao todos pagos ! Explico: as toalhas da piscina são cobradas 5 euros mais um deposito de 20 cada; o cofre é pago 5 euros por dia mais um deposito de 30;  o hotel possui um restaurente pequeno que funciona com reservas que demora uma eternidade, ou um buffet que, pasme, precisa de calça mesmo num lugar de praia, mas nao se preocupe, o hotel tem uma calca pra te alugar por 10 euros. O cafe da manha estava incluido, mas se quiser tomar um Nespresso tem que pagar por fora. Eu diria que o hotel deveria alugar também o papel higiênico, talvez na próxima temporada.

Aqui, os caminhos da praia são até perigosos, portanto muito cuidado e não tenha pressa. Muitos lugares aonde mal passa um carro é mão dupla, portanto, cuidado e não use a teoria de que se perder 5 minutos de praia, será um desastre, o desastre pode ser outro. 

Chegar nas praias sem carro, pode ser complicado. Alugue, não precisa ser grande, nem muito potente. Lugar pra estacionar é um problema, portanto se preocupe aonde você vai parar. 

A maioria das praias possui estacionamento, mas se a ilha estiver cheia, você pode ter problema pra encontrar uma vaga, ou quando voltar se deparar com algum problema no carro, como alguém te impedindo a saída. 

Algumas praias de Menorca:

Praia de Binibeca. É uma praia bonita, em uma região perto de Es Castell, razoavelmente contruída e com alguns condominios. Enche rápido e pode ser interessante se você está com crianças, pois possui uma área boa de mergulho sem ir fundo.

Macarella e Macarelleta. Lindíssimas. 

Principalmente Macarelleta, que você acessa subindo uma trilha e descendo com a vista da praia.

Após conhecer essa praia, seu conceito de paraíso acabará te remetendo a esta praia. Acredite. Belíssima.

Mitjana e Mitjaneta. Belas praias com pedras e areia branca. 

Aqui é permitido saltar na água, pela profundidade e pela altura. É pura diversão. Além dos pulos, 

você sobe trilhas e tem vistas impressionantes das praias. É pura diversão. Você vai adorar ! O único porém aqui é que se anda muito pra chegar a praia. O estacionamento aberto é o mais distante e se deve andar por volta de 1,2 Km pra chegar na praia. Na ida em descida, na volta em subida...

Cala Galdana. Praia perto de Mitjana, bonita e com um vilarejo em volta. Muitos restaurantes e hoteis em volta.