Se eu fosse, porém dono de um mesmo tipo de hotel nos Estados Unidos, eu estaria com vergonha... 

 

O que acontece na prática é uma corrida a hotéis caros, e péssimos em detrimento de hotéis bem mais baratos e muitos melhores. Ou seja, uma verdadeira caça a hotéis que sejam bons. Devo dizer que na maioria das vezes, uma batalha perdida. Os hotéis, uns protegem aos outros e cada vez a situação fica mais ridícula. 

Ao bom desempenho do turismo e ao crescimento do mesmo, seria imperativa uma nova estrutura de estrelas, administrada por uma instituição respeitada e idônea. Ao longo do tempo teríamos o desenvolvimento e a melhora continua dos hotéis e estabelecimentos, mas o que assistimos agora é exatamente o contrário. A situação está cada vez pior. E no longo prazo, o preço, não sobe, mas cai, pois não há interesse em investir na melhoria do hotel, e há uma hora que não há mais como disfarçar a foto velha, os comentários negativos, etc.

 

 

P.S. - Os hotéis aqui citados foram todos por mim visitados, as opiniões são pessoais minhas. Evitei de incluir hotéis de lugares mais conhecidos, como Espanha, Itália, França, etc., onde o problema é ainda mais grave.

O que leva a tamanha disparidade, o que isso está acarretando? A disparidade se deve a forma de pensamento de cada região. Enquanto nos Estados Unidos, a cotação de estrelas se deve a uma forma de elevar o serviço prestado, oferecendo algo mais por um preço maior, na Europa, a única intenção das estrelas é indubitavelmente ludibriar o usuário, e fazer com que ele pense que o "cafofo" que ele escolheu é melhor do que ele realmente é. Isso tem acarretado uma insatisfação dos usuários muito grande, e uma consequente opção maior por locais fora do circuito fake de estrelas europeu. Não do turista de primeira viagem, mas do turismo de retorno, daquele que já viu as atrações principais e esta voltando pelo prazer da viagem. Isso não é baseado em estudos, mas no que eu tenho visto acontecer cada vez mais. Depois da primeira vez que se vai a um lugar, ou seja, ao se viajar de férias apenas pelo prazer, a opção é pelo conhecido e não pelo aborrecimento certo.

Enquanto nos Estados Unidos, se você escolher ficar num hotel de uma determinada categoria, em 90% dos casos, você vai ter exatamente o que comprou. Duas estrelas, ou cinco estrelas. Não se preocupe. Cinco estrelas; extremo conforto, serviço excelente, roupões, toalhas felpudas, concierge muito boa, etc. Tudo o que você espera de um hotel cinco estrelas; na Europa, você se depara com um hotel que, com sorte, seria três estrelas.

Volto de mais duas viagens a Europa (não pude escolher o lugar em nenhuma das duas), com a mesma certeza: os hotéis que fiquei tinham muito menos estrelas do que eu paguei.

Quando você escolhe um hotel você se baseia, normalmente, na categoria dos hotéis e na sua localidade, certo? Dessa forma, você acredita que poderia maximizar sua escolha e usar seu dinheiro da melhor forma possível, certo? Isso tudo faz sentido. Afinal, como você pode comparar hotéis que você não conhece? Você confia numa classificação que poderia ao menos categorizar que hotéis são melhores que os outros, e dessa forma, pode escolher de acordo com sua carteira aonde você poderia ficar. Com mais conforto, menos conforto; mais perto, menos perto, etc. Faz sentido pra todo mundo, menos pros hotéis na Europa.

 

Na Europa em geral, a cotação de estrelas é uma verdadeira enganação. Se eu fosse um hoteleiro na Europa, eu colocaria que meu hotel, por mais "cafunguento" que fosse, é um quatro estrelas. Se o problema é toalhas, coloco toalhas melhores, ou internet ruim, mas grátis, ou café da manha, ou serviço de concierge, etc. (custo barato) e pronto. Mesmo que os quartos sejam velhos; as camas duras; a roupa de cama, um lixo; e o atendimento de péssima qualidade, o que eu teria seria um hotel "bem localizado" (na maioria das vezes é o que acontece), e estaria com um estabelecimento de quatro estrelas. 

Quantas estrelas tem o seu hotel ?

Hotel Andaz em Amsterdã pela cotaçcão deles 5 estrelas (umas 4, vai..)

Hotel Andaz Los Angeles, pelo booking 4 estrelas (bem mais próxima da realidade)

Hotel Diplomat Estocolmo 4 estrelas (2 com boa vontade)

Hotel Diplomat Estocolmo 4 estrelas (2 com boa vontade)

Hotel Excelsior Dubrovnik 5 estrelas (3 pelo quarto)

Hotel Hilton Waikaloa 4 estrelas (mesmo sendo um resort, tem até golfinho e lago artificial)